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Período de inscrições
De 20.10.2020 18:00:00 a 05.11.2020 18:00:00Valor
ALUNO | 0,00 R$PROFISSIONAL | 0,00 R$
Voluntário | 0,00 R$
Inscrições
Inscrições EncerradasSOBRE AO EVENTO
A súbita instauração da
pandemia provocada pelo COVID-19 amalgamou as mais diversas crises, e, as repercussões
de natureza biomédica e epidemiológica uniram-se aos impactos econômicos, histórico-culturais e
políticos inimagináveis na história brasileira
contemporânea. Além do impacto sobre os sistemas de saúde, da
possibilidade de contágio da população em geral e dos grupos vulneráveis, do
abalo da saúde mental das pessoas durante o isolamento social, da insegurança e
a instauração medo advindos do risco de adoecimento e morte, houve a
justaposição de prejuízos de acesso a bens essenciais como alimentação,
medicamentos, transporte, entre outros. Como pano de fundo, experimentou-se e
ainda se experimenta o profundo abalo na sustentação econômica do sistema
financeiro e da população, com diminuição da renda e dispensa do emprego.
Aos antigos problemas
somaram-se novos e inusitados desafios. A falta de conhecimento acumulado sobre
o vírus e a precariedade das políticas públicas de saúde, emprego e renda
evidenciaram que a maior ameaça, para além do vírus em si, situa-se no
despreparo, na falta de liderança que grassa no país e na apropriação das
desigualdades econômicas e sociais em proveito de alguns.
Abordar a inclusão
social torna-se, não apenas ponto de pauta, mas dever de cidadania. Em função do isolamento social que ainda
perdura, apresentam-se, nesta edição, Preliminares do V
Simpósio sobre Educação Inclusiva da Região Centro-Oeste - V
SEICO e da III
Jornada de Extensão e Cultura do Centro-Oeste - III JEC, orientadas pelo eixo
temático Pandemias de nosso tempo:
exclusão social e suas contradições. O objetivo é oferecer uma programação
preliminar que incite, indague e tematize os direitos básicos do cidadão e a
efetiva promoção da igualdade e da equidade social neste momento de crise.
Nesta empreitada, ombreando o
Centro Universitário ICESP de Brasília,
estão a Faculdade de Ciências Humanas de
Curvelo – FACIC; Faculdades Promove de Sete Lagoas; Faculdade do Noroeste de
Minas (FINOM) – Paracatu; Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM) - Patos de
Minas e Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste – UNIDESC,
Luziânia.
Em uníssono, tem-se claro que a Universidade não pode se
furtar ao debate e esta programação prévia
é a largada para melhor aquilatar algo
da amplitude dos problemas justapostos
aos antigos dilemas da inclusão/exclusão social
neste país.
Profissionais, pesquisadores, estudantes de Graduação e
Pós-Graduação e demais interessados estão todos convidados a tomar lugar nas
Preliminares do V SEICO e o III JEC.
Que o resultado seja expresso em
alternativas originais e profícuas de abordagem ao tema, seja na investigação
científica, na extensão, seja na proposição de iniciativas da sociedade civil e
política, rumo à superação da exclusão social
que certamente serão as âncoras
para o desenvolvimento da edição completa do Evento em 2021.
Profª Drª Tânia Rossi
Comissão Organizadora
Palestrantes confirmados
Johanna Garrido Pinzón

Psicóloga pela Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), especialista Desenvolvimento Social pela Universidade De La Salle e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Possui experiência docente, na Colômbia e no Brasil, nas áreas de Psicologia Social e Psicologia do Trabalho. Pesquisadora nas temáticas referentes à configuração atual do Trabalho e à Saúde Mental Relacionada ao Trabalho.
Joyce Cristina Rodrigues

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); mestranda em Psicologia Social do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Coordenadora de Atividades na Escola Comunitária de Campinas e como Psicóloga Clínica. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica em Psicologia Social do Trabalho pela PUC Campinas e em Saúde do Trabalhador pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Rômulo Lopes da Silva

Psicólogo e mestrando em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC- Campinas). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, a qual discutiu as concepções de trabalhadores sobre o adoecimento psíquico no trabalho. Atualmente, os temas de interesse são: Desenvolvimento na Adolescência, Gênero, Sexualidade e Saúde Mental Relacionada ao Trabalho.
Simone Aparecida Lisniowski

Professora Adjunta da Universidade de Brasília na Faculdade de Educação, no Departamento de Teoria e Fundamentos. Atua nas disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia Social, com ênfase em educação popular, cultura, identidade e processos grupais. Possui publicações e pesquisas nos seguintes temas: educação popular, gestão do estudo, gênero e educação, identidade e teatro do oprimido na educação. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), Especialização em Educação a Distância (2000 e 2001). Aperfeiçoamento em Política Pública e Social (2009), Especialização em Direção Teatral (2019), Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2004), Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2010) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2017).
Marlene Monteiro Pereira

Possui graduação em Licenciatura Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Licenciatura Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1997) e mestrado em Inovação Educativa pela Universidade Autonoma de Barcelona (1999). Pesquisadora da Rede Informação Tecnológica Latino Americana e coordenadora do Curso de Pedagogia - UNICESP Ensino Superior. Consultoria na elaboração de cursos das IES e recebimento de equipes de avaliação, de credenciamento a abertura de cursos superiores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: violências nas escolas, metodologia/estudos sociais/professores, convivência nas escolas, metodologia científica e pedagogia empresarial. Docência em disciplinas dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Formação de professores. Coordenação de Metodologias Ativas no Ensino Superior.
Edlamar Maria de Fatima Clauss

Iniciou a carreira como Docente na atual Universidade Católica de Brasília (1985 2000) onde exerceu atividades de pesquisa e extensão. Na atual Faculdade ICESP já exerceu as funções e/ou cargos de Coordenadora de Estágio dos Cursos de Pedagogia (2003-2008), Coordenadora das Atividades de TCC (2003-2005), Coordenadora do Curso de Pedagogia (2005-2008), Professora Pesquisadora do Observatório sobre Violências nas Escolas UnICESP - UCB - UNESCO (2005-2008) Coordenadora Pedagógica do ICESP no Programa abc GDF/ALFASOL/UnICESP (2003 a 2007). Atualmente é docente do Curso de Pedagogia com vasta experiência nas disciplinas: Teoria e Metodologia do Ensino de Artes, Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado, Ecopedagogia e Sustentabilidade, e Prática Interdisciplinar. Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Pedagogia (ICESP), e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP como orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (ICESP). Experiência docente em cursos de Pós-Graduação da Faculdade Anhanguera, FACNET e ANTARES CURSOS/FACEC.
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